As casas de Henry Ford

 
Henry Ford nasceu e cresceu nos arredores de Detroit, no Estado de Michigan, no Centro-Oeste dos Estados Unidos. A cidade de Detroit, no Condado de Wayne, leste de Michigan, é considerada, atualmente, a cidade de Ford, pois lá está grande parte da história da Companhia.
 
Henry Ford viveu, sabe-se, em quatro imóveis: em uma fazenda (onde nasceu), em Springwells Township; em uma casa alugada (onde viveu 14 anos) com um barracão, localizado na Avenida Bagley, 58, no centro de Detroit - onde, no Natal de 1893, na cozinha, criou seu primeiro motor experimental, com a ajuda da esposa Clara, e, em 1896, desenvolveu seu primeiro veículo (o Ford Quadriciclo); e em duas mansões, nas quais, acredita-se, o empreendedor projetou as ideias de criação do revolucionário motor V8 e do Ford Modelo T.
 
 
Mr. Ford nasceu em uma fazenda, em 1863, na cidade de Springwells Township, onde viveu até os 16 anos de idade, quando, em 1879, foi tentar a sorte nas emergentes indústrias de Detroit.
 
Já em Detroit, após mudarem-se da casa atrás do barracão em que construiu seu primeiro automóvel, Henry e a esposa transferiram-se, em 1907, para outra casa (uma mansão), também em Detroit. Aqui viveram até 1915 (ano em que se transferiram para Fairlane). Este imóvel situava-se na Avenida Edison, 140, esquina com a Rua Dois, em Detroit. 
 
 
Por ter grande interesse em arquitetura, Henry Ford pediu a uma firma especializada para desenhar essa mansão, que foi construída em estilo renascentista italiano. Ford investiu um milhao de dólares no imóvel, que possuía portal com colunas toscanas e janelas com balaustres. Tinha uma oficina de máquinas acima da garagem para uso exclusivo do filho Edsel. Nessa casa, Ford desenvolveu suas ideias para o Modelo T e para a instituição do salário de cinco dólares para os operários que, em 1914, trabalharam na sua fábrica em Highland Park.
 
Localizada em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos, uma das residências do casal Henry e Clara Ford é um capítulo à parte na história da indústria automotiva. Transformada em museu e parte do campus da Universidade de Michigan, a casa possui 56 cômodos – incluindo um quarto que era destinado somente para a sesta de Ford - distribuídos em uma área de 3 mil metros quadrados.


Batizada de FairLane, a residência começou a ser construída pelo fundador da Ford Motor Company em 1914. Henry Ford contratou entre 500 e 800 pedreiros para levantar a sua obra que, assim como uma produção em série, levou tempo recorde para ser concluída devido ao seu tamanho: dois anos. 

Para se ter uma ideia da grandiosidade da obra, o gasto inicial foi calculado em US$ 250 mil, mas no fim, cerca de US$ 1.880.000 foram gastos com o imóvel – imagine essa quantia no início do século passado. Entre as extravagâncias do local, vale apontar as mais de 500 casas de pássaros (um dos hobbies de Ford era observá-los), uma oficina de Natal, um lago artificial, um abrigo para barcos, além de infinitas hortas e jardins – dentre os empregados, 25 eram jardineiros.

Uma das dependências que merece destaque na mansão é a casa de força. Dividido em seis pavimentos, o pequeno prédio abriga a coleção de carros pessoais que pertenceu à família Ford (todos em excelente estado) e um escritório secreto, que não é aberto ao público. Nesta sala era onde o empresário criava suas engenhocas; foi de lá que saiu o motor X, invenção que, depois de muitos aperfeiçoamentos, deu origem ao famoso V8 da Ford.

Em 1957, 10 anos após a sua morte, sua mansão foi doada à Universidade de Michigan. Os móveis foram a leilão quando Clara Ford faleceu, em 1950. Atualmente, a casa recebe grupos de turistas para visitação.

Veja neste vídeo de 1946 imagens de Henry Ford e da esposa Clara no barracão onde moraram em 1893.

 

Fonte: Wikipedia e trabalho de Luciano Gileno na Unicamp, SP

 

Réplica (resina, madeira, papel) da fazenda onde nasceu Henry Ford, em 1863, na cidade de Springwells Township, no Condado de Wayne, Michigan, a cerca de 12km a sudoeste de Detroit (capital do Condado); atualmente Springwells é um distrito de Dearborn (onde se localiza a sede mundial da Ford Motor Company)

Mr. Ford viveu aqui com seus pais e irmãos até os 16 anos de idade quando mudou-se para Detroit; a fazenda foi construída em 1861

Henry Ford frequentou escolas rurais até aproximadamente seus quinze anos, trabalhando na fazenda de seu pai depois das aulas e nos períodos de férias escolares. Desde cedo demonstrou habilidades para a invenção, particularmente na mecânica. Ele cuidava dos reparos nas máquinas da fazenda de seu pai e atendia aos fazendeiros vizinhos, além de consertar relógios nos arredores de onde morava. Ford não tinha interesse no pagamento de seus trabalhos, simplesmente tinha uma ardente curiosidade de ver como as coisas funcionavam mecanicamente. O conserto de relógios geralmente era feito à noite e secretamente, pois seu pai desaprovava a prestação de serviços de graça do filho, além de sempre desejar que Henry se tornasse fazendeiro.

Ford detestava os serviços caseiros, mas era muito curioso em ver como alguns objetos mecânicos funcionavam; no detalhe, dois fordinhos 37 estacionados na calçada

Detalhe da placa colocada na grama, na entrada da réplica da casa onde viveu Ford; os dizeres são os seguintes: "Aqui nesta fazenda, o jovem Henry Ford aprendeu os valores da simplicidade e do trabalho árduo. Mas ele odiava as tarefas domésticas, as quais considerava tediosas. Henry Ford nasceu e cresceu aqui com seus cinco irmãos e irmãs. Seu pai, William, foi um fazendeiro adepto do trabalho duro. Sua mãe, Mary,  era apaixonada pela família e mantinha as coisas em ordem. Embora amasse seus pais, Ford percebeu que a vida na fazenda não era para ele. Aos 16 anos, ele deixou a casa para encontrar oportunidades nas emergentes indústrias de Detroit."

 

Barracão na frente da casa onde viveu Henry Ford, de 1893 a 1914, em Detroit; aqui ele produziu seu primeiro veículo - o Ford Quadriciclo 1896

Miniatura (papel, madeira, arame, plástico) da segunda casa onde moraram Ford e a esposa Clara, em Detroit

Mr. Ford viveu oito anos aqui

A casa tem estilo renascentista italiano

Foto da casa original

Réplica (resina) da mansão de Henry Ford, em Fairlane, nos arredores de Detroit, Michigan; a mansão começou a ser construída em 1914 e foi finalizada em 1918

Henry Ford contratou cerca de 400 operários para a construção da mansão, que possuía 56 cômodos, pomar...

e um lago artificial nos fundos do terreno, onde o magnata e a esposa Clara ficavam a apreciar o canto dos pássaros (uma das paixões dele)

Foto da mansão em Fairlane