Uma data especial: 17 de abril

05/04/2016 22:30

Pois é. Nesta data o eterno ícone da Ford e da indústria automotiva mundial - o Mustang - completa 52 anos.

O Ford Mustang é, sem dúvida, um dos grandes sucessos da indústria automobilística, do ponto de vista comercial e representativo da cultura norte-americana em todo o mundo. Seu lançamento, em abril de 1964, no salão de Nova York, inaugurou uma nova era no mundo automotivo, a era dos pony cars, provando que um carro esportivo poderia ser barato e acessível. O sucesso foi confirmado pela venda de 22 mil unidades no dia do lançamento. Mérito de Lee Iacocca (então vice-presidente da empresa), que teve a ideia e convenceu a Ford a fabricar o carro do cavalinho.

A Ford vai promover dois eventos de grande participação nos Estados Unidos, envolvendo milhares de fãs do Mustang. Duas grandes caravanas comemorarão oficialmente os 50 anos do carro, simultaneamente, rumo aos autódromos de Charlotte, na Carolina do Norte, e de Las Vegas, Nevada, de 16 a 20 de abril. Representantes de 15 países, inclusive do Brasil, já confirmaram participação e vão desfilar com bandeiras dos países presentes nos eventos.

Desde que foi lançado na Feira Mundial de 1964, em Nova York, o Mustang tornou-se uma parte importante da cultura pop, com mais de 3.000 aparições no cinema e na televisão, além de centenas de músicas. O Mustang Clube da América tem sucursais em todos os continentes, exceto na Antártica, e dezenas de milhares de membros no mundo. Até os dias de hoje, foram produzidos cerca de nove milhões de unidades em seis gerações.

Parabéns, cavalinho selvagem! Que venham outros 50 anos!

 

Texto: JL Cantanhêde, Wikipedia e Portal Ford Para Todos 

 

Revolucionário: o saudoso Carroll Shelby, criador do Ford Mustang Shelby

O não menos revolucionário Lee Iacocca, pai do Mustang

Algumas réplicas (escala 1:18) do Ford Mustang de minha coleção

Diorama com quatro modelos de Mustangs (escala 1:64)

Logomarca dos 50 anos do Ford Mustang

Os criadores do Mustang: Iacocca e Shelby