Os utilitários

 

Os Sports Utility Vehicles (SUV) ou veículos utilitários são uma categoria de grande sucesso da Ford por todo o mundo. Por definição, utilitário é um veículo de passageiros -- cinco, seis ou mais -- que se presta para transportar carga também. Deixa de ser "de passeio" apenas. Para isso, deve ser mais robusto do que um automóvel, especialmente em estrutura e suspensão. O hoje tão comum adjetivo "esportivo" ou "esporte" deve ser entendido como lazer (calça-esporte, paletó-esporte) e não na acepção mais comum da palavra. Ninguém veste uma calça-esporte para praticar esporte, correto?

Veículos utilitários-esporte, ou Sport Utility Vehicle em inglês, abreviadamente SUV, destinam-se basicamente a lazer, como a habitual viagem de fim-de-semana para quem tem um sítio ou casa de veraneio numa localidade remota e precisa carregar de tudo. Se fossem para trabalho somente, seriam meros utilitários. Como são para lazer, pressupõe-se que tragam pacote de conforto, como ar-condicionado, controles elétricos para quase tudo, teto solar e até revestimento em couro.

Réplica em resina (escala 1:24) da Ford Rural 1975 (este foi o precursor dos veículos utilitários no Brasil, que teve sua produção encerrada em 1977)

Mini da Rural (resina) de 1968; na época, a Ford fez uma maciça campanha publicitária para o lançamento dela

O mesmo modelo em madeira (escala 1:25)

 

Contar com tração nas quatro rodas ajuda, caso se precise enfrentar estradas de piso irregular e/ou enlameadas ou subidas com piso escorregadio, como é comum nas casas situadas nas regiões montanhosas em época de chuvas. Nos países onde cai neve e há formação de gelo nas ruas e estradas, a tração integral ajuda bastante. É por isso que nos países desenvolvidos do hemisfério norte há tanta oferta de automóveis e peruas (station wagons) com tração nas quatro rodas.

Um veículo utilitário-esporte, para atingir seus objetivos de uso, precisa de grande distância mínima do solo, possibilitando-o trafegar sobre terreno acidentado. Ou seja, seu centro de gravidade é inerentemente elevado em relação a um automóvel típico.

Os pneus dos SUVs precisam ser aptos a proporcionar tração sobre piso mole, como lama ou areia. Por isso, seu desenho é "esburacado", no sentido de possuir sulcos largos e profundos. É o que os fabricantes de pneus chamam de relação mar-terra, em que os sulcos são "mar" e o restante da banda de rodagem, "terra". Um pneu de automóvel para uso geral apresenta uma relação mar-terra 20-80, em que 20% corresponde a sulco e 80% a parte que toca o solo. Num SUV, a relação aumenta para 30-70 ou 35-65.

Na Ford, os grandes destaques de todas as fases são o Bronco, a Explorer, o Escape, o Expedition e o “brasileiro” Ecosport.

 

Fonte: Wikipedia e Portal Best Cars

 

Três exemplos de SUVs muito comuns nos Estados Unidos: Ford Lincoln Navigator 2009 (esq.) e Fords Explorer 2001 e 1994 (escalas 1:43), adaptados como viaturas de polícia

Os Fords Explorer são bastante utilizados nas frotas policiais dos Estados americanos

Aqui no Brasil, o Ford Explorer não é visto com tanta frequência nas ruas, mas existe, sim; como este modelo (escala 1:24) de 1997

De bastante sucesso também nos Estados Unidos, o Ford Bronco 2 1990 (este em escala 1;43) destacava-se por sua característica como viatura policial

Mini de um Ford Bronco 1973 encarando uma trilha de lama; é bom sempre lembrar que os SUVs não eram veículos off roads (que tinham suspensões mais altas)

Ford Bronco 1973

Ford Lincoln Navigator 2006 (escalas 1:64 e 1:24)

Ford Expedition 2006 (escala 1:18)

Ford Escape 2005 (escala 1:24)

Ford Ecosport 2009 (resina, escala 1:24)

Novo Ford Ecosport 2013 (resina, escala 1:43), um SUV de grande sucesso atualmente em nosso país

Confundido com um SUV, o Ford Edge (aqui em resina, escala 1:43) é, na verdade, um crossover, que  é o cruzamento de automóvel, van e utilitário esportivo; usa plataforma de sedã, é alto como um SUV, tem tração nas rodas, pneus largos, interior confortável; transporta cinco passageiros

Réplica do Ford Edge 2009 (escala 1:43) usado no filme "Quantum of solace", do Agente 007