Ford Hoplite Autogyro

 
Autogiros ou girocópteros são considerados aeronaves híbridas, uma mistura de avião e helicóptero – como avião, sua propulsão é realizada por uma hélice, mas também asas, e tem um rotor como o helicóptero. Este rotor não está ligado ao motor do avião, de modo que roda livremente (“autogira”), acionado por ar, gerando, assim, a força de sustentação. Essas aeronaves podem obter velocidades de voo muito lentas, embora não sejam capazes de parar no ar, como os helicópteros.
 
Um dos autogiros de combate e segurança mais famosos da América do Norte, o Ford Hoplite, foi originalmente desenhado em 1934 para proteger as propriedades de companhias nos Estados industriais dos Estados Unidos, como uma resposta ao aumento da frequência de ataques de piratas aéreos, ocorridos, principalmente, no verão de 1934. Fortemente armado para uma aeronave civil – trazia quatro metralhadoras calibre .30 e quatro foguetes hard-points, o Ford Hoplite foi concebido em apenas seis meses, e passou a fazer parte da segurança também de outras empresas nos Estados Unidos, como Colossal Studios e Imperial Taxi.

Os Hoplites eram aeronaves de ataque superior em terrenos urbanos e montanhosos. Suas características de manobrabilidade, de requisitos de curta de decolagem e aterrisagem e de baixa velocidade de estol permitiram que expulsassem os piratas de seus esconderijos em montanhas.

 

O Ford Hoplite Autogyro 1934 tinha uma envergadura de 4,26m, comprimento de  5,18m, altura de 2,43m, peso de carga de 2.608kg, alcance de 643km, velocidade máxima de 402km/h.

 

Fonte: Wikipédia e Portal Firedrake.org
 
 
 
Réplica do Ford Hoplite Autogyro 1934, aeronave fabricada pela Ford, nos anos 30, para proteger propriedades industriais de empresas americanas contra ataques de piratas aéreos
O Ford Hoplite Autogyro - uma aeronave híbrida (metade avião, metade helicópter) - era fortemente armada com quatro metralhadoras calibre .30 e quatro foguetes
O Ford Hoplite Autogyro 1934 tinha uma envergadura de 4,26m, comprimento de  5,18m, altura de 2,43m, peso de carga de 2.608kg, alcance de 643km, velocidade máxima de 402km/h.
Foto do Ford Hoplite Autogyro em ação nos céus dos Estados Unidos, nos anos 30
A Ford concebeu o projeto do Hoplite Autogyro em apenas seis meses