O submarino

 
Uma história de engenhosidade.  Assim podemos definir esse fato histórico ocorrido nos primeiros anos da chamada Lei Seca (The Noble Experiment), nos Estados Unidos, época em que era proibida a produção, comercialização e transporte de bebida alcoólica. A Lei Seca em território americano durou de 1920 até 1933.

Pois bem. Para driblar essa proibição, alguns homens construíram um pequeno e incrível submarino equipado com o motor do Ford Modelo T para transportar uísque entre um lugar chamado Ilha Davis e a cidade de Vicksburg, no Estado do Mississippi. O local é conhecido como Grande Golfo (Grand Gulf) e foi palco de uma intensa batalha naval durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, em 1865.

A embarcação, uma relíquia da época da Lei Seca e que só tinha um tripulante, está atualmente exposta ao ar livre no Museu Militar do Grande Golfo, no Mississippi, e atrai milhares de turistas anualmente.

 

Texto: José Luís Cantanhêde
 

Réplica do Grand Gulf Submarino, que era equipado com o motor do Ford Modelo T; embarcação para um só homem foi usada nos primeiros anos da Lei Seca, nos Estados Unidos; transportou bebida alcoólica ilegalmente entre a Ilha Davis e a cidade de Vicksburg, no Mississippi

Fotos do Grand Gulf Submarine, que está exposto atualmente no Museu Militar do Grand Gulf, no Mississippi

A localização do Grand Gulf, no Estado do Mississippi, local de uma batalha naval durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, em 1865

Mapa do Museu Militar do Grand Gulf, no Mississippi, onde está o submarino atualmente